O polietileno, ou simplesmente PE, é um dos tipos de resinas plásticas mais utilizadas atualmente. Sendo aplicada em vários cenários e produtos diferentes, esse polímero possui propriedades que garantem um dos melhores custos-benefícios no que se refere aos termoplásticos.
Mas afinal, o que são termoplásticos? Para ser considerado um termoplástico, a resina deve ter a capacidade de ser moldada quando submetida a altas temperaturas.
Portanto, a principal característica desse tipo de polímero é o fato de possuírem alta resistência ao calor.
São vários os tipos de plásticos que possuem essa propriedade, sendo que o polietileno é um dos mais utilizados pela indústria brasileira e no mundo.
Confira a seguir alguns detalhes sobre o PE e entenda quais são os principais tipos de polietileno que existem.
O que é polietileno?
O PE, como dito acima, é um termoplástico. Portanto, sua principal característica é o fato de resistir a temperaturas elevadas e poder ser moldado a partir da aplicação de calor sobre o polímero.
No entanto, existem muitas outras características e habilidades que o tornam um polímero de grande interesse econômico. A seguir, descrevemos as propriedades mais importantes do polietileno:
- Resistência a altas temperaturas;
- Suporta tensão e compressão;
- É um plástico rígido;
- Pode ser tingido facilmente;
- Suporta impactos leves a moderados, etc
Além das propriedades descritas anteriormente, vale destacar que o PE é alvo de um grande interesse econômico. Isso se dá porque essa resina plástica possui um custo de produção mais baixo quando comparada a outros plásticos.
Sem contar que se trata de um polímero altamente reciclável. Ou seja, para as indústrias recicladoras, é ainda mais vantajoso trabalhar com o polietileno devido à possibilidade de reduzir custos de produção e a exploração ambiental, além de aumentar o lucro.
Principais tipos de PE
O PE é uma grande classe de resinas e, portanto, pode ser subdividida em outras classificações. Os principais tipos de PE disponíveis no mercado e os mais utilizados atualmente são:
1. Polietileno de Baixa Densidade (PEBD)
O PEBD é um termoplástico que, quando submetido a temperaturas entre 110°C e 115°C, passa para a forma líquida. Assim, pode ser moldado de acordo com o interesse do produtor.
Além da resistência térmica, esse polímero combina outras propriedades fundamentais, como:
- tenacidade;
- boa resistência ao impacto;
- alta flexibilidade;
- pode ser processado facilmente;
- estabilidade térmica, química e elétrica.
Um grande diferencial do PEBD é o fato de esse plástico ser facilmente produzido na forma de finas películas, de espessura de até 0,015 mm.
Além disso, devido a sua baixa densidade, é necessário pequenas quantidades do polímero para produzir grandes volumes de filmes plásticos.
Dentre as suas múltiplas aplicações, vale destacar que o Polietileno de Baixa Densidade (PEBD) é comumente utilizado na produção de embalagens para produtos alimentícios diversos.
2. Polietileno de Alta Densidade (PEAD)
O PEAD, assim como o PEBD, é um termoplástico que possui características essenciais para a produção, como:
- alta resistência química;
- mais duro e rígido, quando comparado ao PEBD;
- alta resistência ao impacto e ao estresse mecânico;
- impermeável;
- baixa densidade;
- baixo custo de produção, etc.
Essa resina é muito utilizada na produção de frascos e recipientes rígidos, para transporte de combustíveis, por exemplo.
Além disso, são comumente empregados na produção de materiais para a construção civil, como tubos de conexão.
É um polímero mais cristalino que o anterior e pode ser facilmente usado para armazenar líquidos e outros produtos corrosivos.
Para comprar e vender aparas de polietilenoe o material moído na Grande SP, entre em contato com a Aparas Macedo.
Somos especialistas no comércio de aparas recicláveis a fim de otimizar a coleta de resíduos e reciclagem dos mesmos.
Acesso nosso site e entre em contato com um de nossos consultores.
Um comentário