Quando o assunto é plástico, conhecer a diferença entre PP e PEAD é um ponto importantíssimo para entender qual desses tipos é ideal para ser usado. Apesar de muitas pessoas pensarem que os plásticos são todos iguais, cada tipo desse material pode possuir restrições quanto a utilização.
Antes de entender a diferença entre PP e PEAD, vale destacar que ambos esses materiais são da classe dos termoplásticos e, portanto, podem ser reciclados e reutilizados.
Os termoplásticos são aqueles que podem assumir diferentes formas e moldes quando são expostos a altas temperaturas. Por serem bastante resistentes, esses materiais plásticos em aparas podem ser reciclados e remoldados diversas vezes sem perder sua função.
Agora que você já entende um pouco sobre o geral dos termoplásticos, é hora de compreender a diferença entre PP e PEAD e suas aparas.
Polipropileno (PP)
O polipropileno é um dos termoplásticos de grande uso no cotidiano da população. Sendo um plástico derivado do propeno, também conhecido como propileno, o PP possui como características principais:
- Resistente a altas temperaturas, características comuns à classe dos termoplásticos;
- Inquebrável e rígido;
- Transparente;
- Fácil de ser colorido.
Principais usos do Polipropileno
Alguns exemplos de produtos que são feitos a partir desse termoplástico são: potes e vasilhas plásticas, embalagens industriais e de alimentos, seringas descartáveis, brinquedos, peças para automóveis, além de tubos, fios e cabos para construção civil.
No entanto, uma grande diferença entre PP e PEAD é que o polipropileno não é resistente a temperaturas abaixo de zero. Ou seja, quando submetido a temperaturas muito baixas, esse material pode se romper e quebrar.
Dessa forma, apesar de ser um plástico muito utilizado na produção de embalagens de alimentos, esse material não pode ser utilizado em mercadorias congeladas.
Polietileno de Alta Densidade (PEAD)
O polietileno de alta densidade é um termoplástico derivado da polimerização do etileno, também chamado de eteno. O PEAD é um dos plásticos mais utilizados e comuns no mercado e indústria.
Suas principais características são:
- Resistente tanto a temperaturas elevadas quanto a temperaturas baixas;
- Inquebrável, rígido e impermeável;
- Possui resistência química, característica importante para a utilização em embalagens de produtos alvejantes;
- Transparente, apesar de uma diferença entre PP e PEAD é que esse último é menos transparente.
Principais usos do Polietileno de Alta Densidade
- Embalagens de produtos de limpeza;
- Embalagens para alimentos congelados;
- Sacolas de supermercado;
- Tubulações, cabos e fios para construção civil, como os utilizados na tubulação de gás e água;
- Garrafas de bebida, principalmente as de suco;
- Frascos de shampoo;
Já que a diferença entre PP e PEAD já foi explicada, é importante descobrir onde comprar aparas desses materiais na Grande São Paulo.
Onde comprar aparas de plástico em SP?
A Aparas Macedo é a sua companhia de todas as horas! Não só para explicar a diferença entre PP e PEAD e para demonstrar quais são as aplicações mais indicadas para outros produtos recicláveis, mas também para comprar e vender os resíduos desses materiais.
Se você tem interesse em adquirir aparas plásticas, a Aparas Macedo é a solução correta. Depois de entender a diferença entre PP e PEAD, já deu para descobrir qual desses plásticos será mais útil para você e sua empresa ou indústria.
Com um compromisso firme na reciclagem de materiais com ética, integridade, qualidade no serviço e atendimento especializado, a nossa empresa está preparada para atender todas as suas demandas.
Não perca tempo, faça já sua cotação conosco!
5 Comentários