O mercado de reciclagem de tampinhas plásticas faz parte dos esforços para a construção de uma economia ambientalmente sustentável. Ganha notoriedade quando levamos em conta que aproximadamente 40% das embalagens produzidas no país são feitas com plásticos.
Isso implica dizer que ao mesmo tempo em que os resíduos de plástico possuem um grande potencial para comprometer a saúde do planeta, envenenando o solo, rios e mares por longos períodos, que chegam a centenas de anos, eles representam uma importante oportunidade de negócios.
A indústria de reciclagem é capaz de absorver um enorme volume de resíduos, que serão transformados novamente em matéria-prima para a produção de embalagens e diversos outros tipos de bens. As tampinhas plásticas coloridas podem ser separadas por cor e transformadas em novas tampinhas ou outros produtos.
Chegando à indústria de reciclagem, as tampinhas passam por um processamento que originará as resinas coloridas de plástico, que são a matéria-prima utilizada para a produção de novos bens.
Quem compra tampinhas plásticas?
Por conta da infinidade de aplicações para a matéria reciclada, o mercado de tampinhas plásticas é gigantesco, abrangendo grande parte da indústria de transformação e consumo.
O processo de reciclagem de tampinhas plásticas se inicia pela conscientização do consumidor. Isso inclui pessoas físicas, mas também restaurantes, bares, lanchonetes, colégios, universidades, condomínios e uma infinidade de segmentos econômicos.
É preciso que esses estabelecimentos criem uma política de gestão de resíduos sólidos. O que significa ter uma rotina de separação e armazenagem desses resíduos, até que se atinja um volume satisfatório para a contratação dos serviços de uma empresa aparista, que comprará o material e dará sequência ao processo logístico até a entrega do mesmo em uma indústria recicladora.
O ideal é que as tampinhas sejam armazenadas à parte mesmo de outros resíduos sólidos, pois isso valoriza o produto para venda, mas não há maior problema se estiverem junto com outros resíduos recicláveis, como sacolas e garrafas pet. As empresas aparistas e mesmo as cooperativas de catadores possuem estrutura para fazer a separação.
Empresas como a Aparas Macedo, que atende a toda região metropolitana de São Paulo, possuem atendimento em gestão de resíduos, compra, coleta, transporte, triagem, tratamento, enfardamento e revenda.
Quais são os benefícios da reciclagem de tampinhas plásticas?
Os benefícios da indústria de reciclagem para a sociedade são enormes e vale a pena refletir sobre isso antes de descartarmos indevidamente nossos resíduos sólidos.
Reciclando as tampinhas plásticas nós colaboramos para:
- reduzir a dependência de matéria-prima in natura não renovável (petróleo);
- reduzir a poluição causada por resíduos plásticos, que podem ser reciclados diversas vezes antes de serem descartados;
- gerar atividade econômica ligada à economia circular, como é o caso das cooperativas de catadores, que geram ocupação e renda para milhares de trabalhadores em situação de vulnerabilidade.
Engaje-se nessa luta pelo futuro do planeta e das espécies que nele habitam. Na hora de vender suas tampinhas plásticas, conte com a Aparas Macedo.
Para complementar este conteúdo, sugerimos que você assista a este vídeo para poder presenciar ao vivo o processo de reciclagem de tampinhas plásticas.
266 Comentários