Reciclar materiais, tanto papel, quanto metais e plástico, é um processo muito importante e necessário para a preservação do meio-ambiente. Principalmente, tendo em vista que essa atividade tem uma função essencial na redução da exploração excessiva de recursos naturais.
Por causa disso, entender mais sobre esse assunto e saber como a separação tem um impacto positivo na formação de aparas e reciclagem de papel é fundamental.
Confira a seguir como é feita a separação dos resíduos para aparas e reciclagem de papel.
Etapas da reciclagem dos papéis
A reciclagem de papel e a montagem de aparas são duas atividades que, apesar de parecerem simples para os leigos, são um tanto quanto complexas. Elas demandam várias etapas a fim de garantir uma maior qualidade nos resíduos que serão enviados para as indústrias recicladoras.
A principais etapas desse processo são:
- Coleta dos resíduos;
- Separação e classificação dos materiais;
- Triagem do material e remoção de elementos, como grampos e fitas adesivas;
- Maceração e transformação do resíduo em novos papéis que poderão ser utilizados novamente.
Todas essas fases são fundamentais para que os materiais recolhidos possam ser reutilizados. Assim, reduzindo custos de produção e preservando a natureza.
Porém, dentre elas, a que merece um destaque especial é a etapa de separação dos materiais que serão enviados para aparas e reciclagem de papel.
Separação e classificação dos papéis
A fase de separação e classificação dos papéis tem um grande impacto em todo o processo para que sejam formadas as aparas e feita a reciclagem de papel. Isso porque, por meio dessa etapa, é possível fazer uma avaliação dos resíduos recebidos.
Essa avaliação visa, portanto, selecionar os resíduos que podem ser reciclados e também realizar um controle de qualidade a fim de confirmar se eles estão de fato aptos a passarem para formar aparas e reciclagem de papel.
Apesar de essa triagem também ser realizada pelos catadores, as empresas aparistas, cooperativas de materiais recicláveis e a população geral também tem uma participação importante nessa etapa através da coleta seletiva.
Isso porque essa tarefa também faz parte da separação e classificação dos papéis, a fim de que eles não sejam misturados com o lixo comum e com outros resíduos com potencial contaminante.
Dessa forma, a grande necessidade de separar e classificar esses resíduos é garantir que os materiais que serão enviados para formar aparas e para reciclagem de papel estejam livres de impurezas. Além disso, é preciso verificar se eles possuem as características necessárias para que sejam reutilizados.
Aparas e reciclagem de papel em Osasco
Encontrar uma empresa que trabalhe com aparas e reciclagem de papel em Osasco-SP nunca foi tão fácil! Com a Aparas Macedo, você pode ter a tranquilidade de confiar no desempenho de uma equipe que possui grande experiência no ramo de recicláveis.
Com mais de 30 anos no mercado, nossa empresa possui a expertise e o controle de qualidade necessários para garantir que todas as etapas da reciclagem de papel e formação de aparas seja feita da melhor forma possível.
Entre em contato com a Aparas Macedo e saiba mais sobre esse assunto!