O comércio Papel offset é reciclável? O que fazer com aparas deste material?

Como deve parecer óbvio, o papel offset é um produto concebido para receber impressão em máquinas offset. A impressão offset é o modo mais tradicional, também conhecida como impressão em rolo, em que a tinta é transferida indiretamente para o papel.

Apesar do crescimento da impressão digital, a impressão offset ainda é a mais usada nas gráficas, sobretudo em razão da grande velocidade e ótima relação custo-benefício na produção de grandes tiragens.

A melhor forma de você visualizar o que é o papel offset é recorrermos à imagem do papel sulfite, mais conhecido como papel A4. O papel offset é muito parecido com o papel A4, mas possui algumas características que o tornam mais apropriado para a impressão em rolo.

É menos poroso e absorve mais tinta que o papel A4. Por ser um papel de menor qualidade, é mais barato que o papel sulfite. Bastante resistente, é produzido em diversos tamanhos e formatos, sendo muito utilizado na produção de cartazes, folhetos, envelopes e pastas. Pode ser comercializado, também, em bobinas.

Papel offset é reciclável?

Devido à sua importância para a indústria, o papel offset é um dos mais produzidos e utilizados do mercado. É um consolo saber que se trata de um produto 100% reciclável, da mesma forma que o papel sulfite.

O fato de ser totalmente reciclável torna esse tipo de material 100% sustentável, mas o que isso significar exatamente?

Significa que, sendo feito corretamente o seu descarte, pode ser direcionado para as usinas de reciclagem, onde é transformado novamente em pasta de celulose. A pasta de celulose é a matéria-prima utilizada na produção de papel.

Isso significa dizer que o papel não será descartado na natureza, contribuindo para o aumento da poluição. Significa, ainda, que a reciclagem contribuirá para reduzir a necessidade de extração da matéria-prima in natura, embora 100% da pasta de celulose produzida no Brasil provenha da reciclagem e de florestas replantadas.

Ainda assim, o intuito é que o papel reciclado ocupe cada vez mais espaço, uma vez que mesmo as florestas replantadas são biomas diversificados transformados em monoculturas, fenômeno que não é o mais saudável para o equilíbrio ambiental.

O que fazer com as aparas de papel offset?

Uma ótima razão para cada vez mais nos interessarmos pela cadeia da indústria de reciclagem como melhor solução para o equilíbrio ambiental no médio e longo prazo.

Não basta, no entanto, o esclarecimento, mas é necessário instituir a prática em nossa rotina. Principalmente para quem produz sucata de papel em grande quantidade, pois esse material tem valor econômico.

As aparas de papel, propriamente, são aquelas produzidas na indústria, principalmente, mas não exclusivamente, a gráfica. Se a sua empresa, condomínio, estabelecimento de ensino ou comercial estiver nesse grupo e localizada na Grande São Paulo, você pode vender esse material para a Aparas Macedo.

Nós auxiliamos sua empresa no gerenciamento de resíduos sólidos, compramos o material reciclável, coletamos e transportamos o mesmo.

Seu trabalho é só o de nos procurar e receber pelo material, tendo a consciência de que está contribuindo para a preservação do planeta em que vivemos.

Esperamos que o conteúdo tenha sido proveitoso. Como complemento, sugerimos que assista a este vídeo bem instrutivo sobre impressão digital em offset.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *