Se a sua empresa produz aparas de plástico em grande quantidade, saiba que você tem em mãos uma fonte de receita para reforçar o seu caixa. O que há algum tempo era tratado como lixo, hoje é matéria-prima e tem valor para a cadeia de suprimentos de diversos segmentos da indústria.
O plástico é um dos insumos mais importantes para a fabricação de bens de consumo e outros itens. Sabemos, no entanto, que a principal fonte de matéria-prima para a produção desses bens é o petróleo, um recurso finito, que, por isso mesmo, está no centro dos conflitos e agitações políticas no Oriente Médio e América do Sul.
De certo modo, mesmo que involuntariamente, a indústria contribui para isso, aumentando a pressão pela exploração dessa matéria-prima, com consequente aceleração do seu processo de esgotamento.
Na outra ponta desse processo está o descarte criminoso dos resíduos de plástico na natureza, que contaminam rios e mares, levando a morte a milhões de animais, comprometendo o equilíbrio do planeta. Mesmo a incineração desses materiais nos lixões faz com que sejam liberados gases tóxicos, como o dióxido de enxofre, capazes de causar grandes prejuízos à saúde humana.
A importância da indústria da reciclagem
Parece completamente inviável para a sociedade humana abrir mão da utilização do plástico, mesmo no longo prazo. Ele está presente em uma grande quantidade de produtos que consumimos e utilizamos diariamente, como as famosas sacolas de supermercado.
Como lidar com isso então?
A resposta para esse questionamento é a indústria da reciclagem. Quando falamos dela, devemos ampliar o foco para além das empresas que transformam sucata novamente em matéria-prima para abastecer a indústria de consumo.
A indústria da reciclagem é uma grande cadeia, que envolve cooperativas de catadores, empresas aparistas, as próprias recicladoras e o usuário final da matéria-prima, que é a indústria de consumo.
Essa cadeia é a responsável por coletar os resíduos sólidos, dentre os quais as aparas de plástico, fazer a triagem e limpeza do material, enfardamento, transporte e entrega dos fardos nos estabelecimentos de reciclagem, onde as aparas plásticas são processadas e transformadas novamente em matéria-prima.
Como fazer para vender minhas aparas de plástico?
Caso você produza aparas de plástico em grandes quantidades, pode ter um papel importante nesse processo de transformação de lixo em matéria-prima.
Você pode vender suas aparas de plástico para empresas aparistas. Caso esteja na região metropolitana de São Paulo, você pode entrar em contato com a Aparas Macedo.
Nós ajudamos você com o gerenciamento de suas aparas plásticas, de modo a fazer com que seu produto não perca valor, compramos o material e fazemos o transporte. É um serviço 360°.
Uma boa novidade é que, apesar da caracterização de tal procedimento como venda de mercadoria ou insumos, você não está sujeito à respectiva tributação. É uma forma de o Estado incentivar as empresas a adotarem políticas sustentáveis.
Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você. A título de reforçá-lo, sugerimos que você assista a este vídeo.