Recicláveis: quais são e onde vender esses materiais em SP?

  1. aparas recicláveis

Coletar materiais recicláveis é uma atividade que tem se tornado cada vez mais necessária.

Isso porque esse processo contribui positivamente para manter o processo da reciclagem funcionando “a todo vapor”. Além disso, reduz significativamente a atuação do homem sobre a natureza, preservando recursos.

Nesse sentido, a reciclagem associada ou não a compra e venda de aparas recicláveis tem papel fundamental. Confira a seguir algumas informações sobre esse assunto.

Qual o papel da reciclagem para a sustentabilidade?

A reciclagem de aparas recicláveis consiste na separação, coleta e reaproveitamento de resíduos sólidos.

Elas podem ser empregadas em um novo processo produtivo, reduzindo custos, diminuindo a necessidade de matéria-prima e insumos naturais e maximizando os lucros.

Nos dias de hoje, a automatização industrial e a elevada confecção de diversos tipos de produtos, tem produzido alguns efeitos adversos. Exemplos disso são a produção excessiva de lixo e a maior exploração de recursos naturais.

Apesar de serem questões que não podem ser extintas completamente, o controle dos malefícios da produção em pequena e larga escala podem e devem ser amenizados.

Isso porque, a sustentabilidade deve ser a base da cadeia produtiva a fim de evitar impactos ambientais expressivos e irremediáveis.

A reciclagem e reaproveitamento de recursos desempenha, portanto, um papel fundamental nesse processo.

Dessa forma, é essencial conhecer as principais aparas recicláveis e saber diferenciá-las. Bem como, descobrir qual o destino mais adequado para cada resíduo.

Principais aparas recicláveis

Principalmente em consequência da maior sofisticação dos recursos tecnológicos, existem diversos tipos de materiais que podem ser reciclados atualmente. Os principais exemplos de aparas recicláveis são:

  • Papéis de diversos tipos e gramaturas, como jornais, revistas, cartolinas e “embalagens longa-vida”;
  • Garrafas PET;
  • Embalagens plásticas e sacolas;
  • Plásticos diversos, como potes de cremes, produtos de limpeza, shampoo, brinquedos, isopor, vasilhas de uso doméstico, canos e tubos;
  • Metais, como molas, latas, pregos, cobre, tampas de garrafas, latinhas de bebida (refrigerante e cerveja), arames, esquadrias;
  • Vidros e frascos, copos, potes de conserva, entre outros.

A grande maioria dos materiais dessas classes podem ser empregados na reciclagem.

As grandes exceções são aqueles que estão contaminados com resíduos ou impurezas que não podem ser removidas. Por exemplo: fotografias, papéis engordurados, esponjas de aço, espumas, pilhas, etc.

Se você está na dúvida se algum tipo de resíduo se encaixa nas classes de recicláveis, entre em contato com uma empresa especialista no ramo de aparas e se informe melhor.

Compra e venda de aparas recicláveis em SP

Após conhecer alguns detalhes sobre as principais aparas recicláveis, é importante conhecer onde é possível fazer a compra e venda desses materiais em toda a região da Grande SP.

A Aparas Macedo possui mais de 3 décadas de experiência no mercado de comercialização de resíduos recicláveis. A empresa possui toda a expertise e conhecimentos necessários para oferecer o melhor serviço aos nossos clientes e parceiros.

Localizada em Osasco, numa das áreas economicamente mais relevantes do estado de São Paulo, conseguimos abranger todo o território metropolitano da capital de SP com qualidade e garantia de satisfação.

Para saber mais sobre a nossa empresa, entre em contato conosco! Tire também dúvidas e saiba quais os resíduos nós compramos e vendemos para a reciclagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.