Sucata de metal: conheça os 5 materiais mais vendidos

  1. sucata de metal

Comprar e vender sucata de metal é uma atividade comercial muito lucrativa para as pessoas e empresas que atuam no ramo de resíduos recicláveis.

Além de serem muito utilizados pela população geral, esses materiais possuem uma grande vida útil. Eles podem ser empregados em vários processos sem perder suas propriedades.

São vários os tipos de metais que podem ser empregados na reciclagem, sendo que eles têm uma lucratividade muito interessante. Dessa forma, o seu valor agregado costuma ser um dos principais chamarizes para que esses resíduos sejam muito procurados no mercado de aparas.

Confira a seguir os 5 tipos de sucata de metal mais comercializados e descubra onde é possível adquiri-los ou vede-los.

1. Ferro

A primeira sucata de metal citada neste artigo não poderia ser outra: o ferro. As sucatas de ferro são comumente empregadas na construção mecânica. Isso se deve, principalmente, pela sua resistência e por serem fáceis de manusear e trabalhar.

Muito utilizadas em substituição ao aço, este material é composto por uma associação de restos de ferro, sólidos laminados, aço carbono, cavacos, chapas metálicas e outros resíduos.

Pode ser vendida solta ou em fardos, na forma de barras, limalhas, fundidos e laminados. Geralmente possuem um valor agregado menor, quando comparados às outras opções de sucata de metal, sendo um diferencial.

Referência no mercado de portas de aço de enrolar, a Guaruportas utiliza 100 toneladas de commodit de bobinas de aço mensalmente, para a fabricação de mais de 25 portas de enrolar por dia, reciclando posteriormente toda matéria prima descartada de sucata de metal, em suas operações.

2. Aço inox

As sucatas de aço inox possuem em sua composição cerca de 10% de cromo.

O cromo atua como principal componente da liga metálica, contribuindo para que esse material possua a propriedade de ser menos inoxidável. Ou seja, para que o aço sofra menor corrosão devido à interação da liga metálica com o oxigênio.

Essa sucata de metal é muito conhecida e utilizada pela população geral, principalmente no contexto doméstico.

Mas, para além disso, ela pode ser empregada em diversos cenários e produtos, como portas, grades, portões de enrolar, dentre outros. Garantindo uma grande versatilidade a esse resíduo.

3. Alumínio

O alumínio é um tipo de material muito reciclado, em nível industrial e residencial também. Desde as latinhas de refrigerante até os recipientes diversos, esse resíduo pode ser facilmente encontrado e separado do lixo comum para ser enviado para a indústria recicladora.

A composição dessa sucata de metal resume-se na associação entre cobre, zinco, magnésio, silício e manganês. A liga metálica formada por estes compostos garante as propriedades físico-químicas que oferecem tantas vantagens e variedades no uso do alumínio.

Destacamos a Hyspex Alumínio como referência no mercado de distribuidora de alumínio no Brasil, que possui a reciclagem de alumínio em todo processo fabril.

4. Cobre

O cobre é um outro exemplo de sucata de metal que é popularmente conhecido e reciclado. Apesar disso, a sua reciclagem nem sempre é tão simples, já que essa liga normalmente é encontrada em equipamentos que precisam ser desmontados para acessá-la em seu interior.

Uma das principais propriedades desse material é o fato de ele possuir alta condutibilidade elétrica e térmica. E são justamente essas características que explicam o motivo dessa liga metálica ser tão empregada no ramo de telefonia e eletrônicos diversos.

5. Latão

Finalizando a lista de sucata de metal para compra e venda, podemos citar o latão. Esse resíduo possui, em sua composição, elementos como o zinco e cobre. Suas características principais são a maleabilidade, resistência e a facilidade de trabalhar, permitindo que ele seja muito versátil.

Geralmente esse material é empregado na fabricação de parafusos, arames, alfinetes, entre outros exemplos.

Caso possua interesse na compra e venda de sucata de ferro, entre em contato com a Aparas Macedo.

Com sede na cidade de Osasco – SP, atendemos toda a região da grande São Paulo com a qualidade e eficiência que você necessita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.