5 vantagens de usar poliuretano (PU) na linha de produção

  1. poliuretano (PU)

O poliuretano (PU) é um plástico muito utilizado na fabricação de produção de selantes, vedações, espumas rígidas e flexíveis, podendo ser utilizado como um isolante acústico ou térmico.

O alto desempenho do poliuretano desenvolve fibras duráveis e resistentes, sendo comumente usadas como borrachas. Esse material pode ser mais ou menos rígido, conforme é medido pelo aparelho chamado durômetro.

A qualidade e vantagem do poliuretano (PU) são muitas, como sua versatilidade de uso, nos tamanhos variados, espessuras e formatos, flexibilidade e resistência na aplicação. Indústrias de diversos segmentos utilizam das várias aplicações do material.

Algumas das aplicações do PU muito comum no processo industrial são: nos Metais; Cilindros; Rodízios e Plásticos.

1- Características do Poliuretano (PU)

Como o poliuretano plástico tem diversas funções, pode ser utilizado desde produtos como um colchão até as obras da construção civil.

Algumas características fundamentais do PU são:

  • Leveza do material
  • Resistência à corrosão
  • Absorção de impacto
  • Resistência à abrasão
  • Resistência ao corte e ao rasgo
  • Grande variedade de durezas
  • Produto redutor de ruídos (silencioso)
  • Segurança nos feixes de molas
  • Capacidade de absorção de impacto em máquinas e equipamentos
  • Alto rendimento na proteção de feixes de molas

2- Tipos e aplicações de Poliuretano (PU)

Poliuretano Fundido – Este modelo surge a partir da junção de dois reagentes manualmente ou automatizado. Bastante resistente, é utilizado geralmente em esquadrilhas de madeira ou alumínio.

Poliuretano rígido e flexível – A textura deste modelo é bem rígida e pode ser substituída pelo próprio plástico, também tem uma extensão menor. Geralmente utilizado em construções de caixas eletrônicos, molduras, mobílias e equipamentos de estética.

Poliuretano Termoplástico – Este modelo é extremamente maleável, tendo textura de espuma, sólida ou líquida. Encontrado em buchas, roldanas, correias, tubos petrolíferos.

Poliuretano Adesivo – Material de alta resistência e poder de fixação em diferentes superfícies. Muito utilizado na construção civil e no setor automotivo.

Poliuretano Resinado – Este modelo é transparente e brilhante, tem uma aparência agradável, por isso, é bastante utilizado na indústria automotiva, eletrônica, audiovisual e alimentícia.

3- Uso e vantagens do Poliuretano na construção civil

A fórmula do poliuretano plástico muda conforme a necessidade de seu uso. Basicamente este material serve como um selante adesivo, que também pode servir como protetor térmico.

O poliuretano (PU) é resistente a impactos. As substâncias que compõem o plástico são o diol e o diisocianato. Essa mistura provoca uma reação química capaz de isolar ambientes, tanto na temperatura quanto nos ruídos.

O material resistente, com superfície lisa e impermeável, é excelente na proteção para a chuva, correntes de ar, vento, neve e sol. Outras vantagens do polímero:

  • Estancamento de vazamentos
  • Isolante acústico e térmico
  • Isolante sonoro contra ruídos e interferências
  • Proteção e resistência a climas desfavoráveis
  • Excelente custo-benefício e economia
  • Alta durabilidade
  • Fácil aplicação
  • Resistência a bactérias
  • Versatilidade em moldar diferentes superfícies e espaços

4- Poliuretano como isolante térmico

A espuma do poliuretano proporciona isolamento térmico de ambientes e equipamentos, sendo uma de suas utilidades mais frequentes e importante.

O isolamento térmico é muito utilizado em batentes, para vedar frestas e janelas de madeira, pois a espuma de poliuretano plástico absorve as vibrações do ambiente.

Indústrias que funcionam com refrigeração e necessitam de um ambiente com temperatura controlada utilizam muito do poliuretano (PU).

5- Poliuretano (PU) como isolante térmico

A espuma do poliuretano plástico proporciona isolamento térmico de ambientes e equipamentos, sendo uma de suas utilidades mais frequentes e importante.

O isolamento térmico é muito utilizado em batentes, para vedar frestas e janelas de madeira, pois a espuma de PU absorve as vibrações do ambiente.

Indústrias que funcionam com refrigeração e necessitam de um ambiente com temperatura controlada utilizam muito do plástico.

Negocie com uma empresa de qualidade para a compra e venda de poliuretano (PU) na Grande São Paulo

A Aparas Macedo é referência como empresa aparista, na compra e venda de aparas de diversos materiais na Grande São Paulo, como: papel, papelão, alumínio, vidro, madeira, resíduos sólidos e plásticos.

Empresa aparista no segmento há mais de 25 anos, garante excelência em bons negócios na compra e venda dos materiais.

Para empresas, universidades, indústrias e qualquer segmento que busca fazer a venda ou compra de poliuretano, a Aparas Macedo é a empresa ideal, com ótimos orçamentos e prazo de entrega recorde.

Usamos de alta tecnologia, fazendo a pesagem, triagem e separação dos materiais com alta qualidade.

Localizada em Barueri, a Aparas Macedo exerce excelência na qualidade da condução do material ao seu destino final e reciclagem.

Negocie com uma empresa de qualidade em aparas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *