Você sabe o que é papel hectográfico e para que ele serve? A Aparas Macedo separou as principais informações que você precisa saber sobre esse material.
Confira a seguir o que é e quais são os seus principais usos.
O que é papel hectográfico?
O papel hectográfico é também conhecido como papel carbono. Portanto, é um tipo de material que já foi e ainda é bastante utilizado na rotina de alguns profissionais e certas empresas.
Isso porque ele possui a capacidade de “criar cópias” de outros papéis ou documentos. Tudo isso de maneira manual, tais como notas fiscais e receituários médicos.
Essa capacidade é uma consequência da sua forma de produção. Ele é composto por uma folha que possui uma face que é feita de certos produtos químicos e por um tipo de corante. Essa mistura permite que a cor seja transferida para uma outra superfície a partir do contato e ou pressão.
Assim, ao ser pressionado, o papel hectográfico transfere os escritos e desenhos que estão na folha original para uma folha copiada. Dessa forma, ele reduz o trabalho de quem está escrevendo e criando uma cópia idêntica à anterior.
Quais são os principais usos do papel hectográfico?
Antigamente, antes da criação dos Xerox ou até mesmo das impressoras, era o papel hectográfico que permitia que as pessoas conseguissem copiar igualmente, possibilitando uma maior praticidade ao dia a dia.
Porém, hoje em dia, o seu uso é um pouco menos corriqueiro, apesar de isso não reduzir a sua utilidade.
Tendo em vista a sua função de reproduzir cópias em outros papéis ou superfícies, os usos desse material podem ser diversos. Dessa maneira, ele pode ser aplicado em vários ramos.
Os principais usos do papel hectográfico são:
- Utilização em lojas, escritórios e papelarias para copiar notas fiscais feitas à mão;
- Por profissionais da saúde, quando necessitam fazer receituários com várias vias para o mesmo paciente;
- Por tatuadores, para transferir o desenho para a pele a fim de facilitar o momento de tatuar e evitar possíveis erros, entre outros exemplos.
Papel hectográfico pode ser reciclado?
Uma dúvida que pode ter passado pela sua cabeça é se esses papéis carbono podem ou não ser reciclados. Apesar de a maioria dos papéis poder ser enviada para a reciclagem, o papel hectográfico é uma das exceções.
Devido a sua composição, que envolve diversos produtos químicos e corantes, a separação entre os produtos recicláveis e os não-recicláveis não é possível. Assim, o processo de reciclagem se torna ineficiente.
Isso porque esses compostos químicos contribuem para geração de um produto reciclado de baixa qualidade e muito restrito quanto às suas possíveis aplicações. Dessa forma, isso impossibilita o reaproveitamento desse material.
No entanto, ainda assim é necessário reforçar a importância de realizar o descarte consciente do papel hectográfico. Isso, pois esse material não é biodegradável.
Como descartar papel hectográfico?
Apesar de não ser a solução ideal, esses papeis carbonos devem ser descartados, dentro de sacolas plásticas. Elas devem ser destinadas ao lixo comum para que sejam enviados para os aterros sanitários.
No entanto, por não serem biodegradáveis, esses resíduos podem aumentar o risco de contaminação do meio-ambiente, principalmente dos solos.
Por isso, é importante frisar a necessidade de evitar ou reduzir o máximo possível o uso do papel hectográfico, substituindo por opções mais sustentáveis.
Vale ainda lembrar que a queima desses materiais pode gerar gases e resíduos tóxicos. Assim, além de fazerem mal para a saúde, podem fazer mal também para a natureza. Realize o descarte consciente do papel hectográfico e conte com a Aparas Macedo caso necessite de realizar a compra e venda de aparas recicláveis.