Plástico granulado reciclado: conheça os tipos mais vendidos

A compra e venda de plástico granulado reciclado é uma das etapas mais essenciais para todo o processo que inclui a reciclagem dos diversos tipos de polímeros plásticos que existem no mercado nos dias de hoje.

Isso porque, é através dessa atividade comercial que é possível realizar a coleta e destinação adequada desses resíduos. Essa é uma atividade importante para que os materiais recicláveis possam chegar e serem manejados pelas indústrias recicladoras especializadas.

Confira a seguir o que é plástico granulado reciclado e quais os tipos principais e mais vendidos.

O que é plástico granulado reciclado?

Os plásticos são vendidos nas mais diversas formas no mercado. Desde vasilhas de cozinha até peças utilizadas em obras de engenharia civil, esses polímeros são, atualmente, um dos materiais mais utilizados no Brasil e no mundo.

Apesar disso, para que sejam enviados para a reciclagem, eles devem passar por um “tratamento” específico antes.

Primeiramente, eles passam por um rigoroso processo de triagem e são separados e classificados. Depois passam por uma etapa de transformação em que são transformados em grânulos menores.

Esses grânulos, que formam o plástico granulado reciclado. Eles são importantes, pois facilitam o uso do resíduo pelas indústrias recicladoras. Isso permite sua reutilização na produção de diversos outros produtos que serem devolvidos novamente ao mercado para serem comprados pelos consumidores finais.

Principais tipos de plástico granulado reciclado

Depois de entender a importância e os principais usos do plástico granulado reciclado, é necessário conhecer quais são os tipos desse material que possuem uma maior procura no mercado e são mais vendidos.

Dentre os plásticos recicláveis que possuem maior demanda estão:

1) ABS

O ABS é um termoplástico derivado do petróleo que é muito utilizado na indústria. Isso, porque, ele possui um preço relativamente baixo. Somado a esse fato, ele apresenta características importantes, como leveza e facilidade na moldagem. Além disso, apresenta boa resistência aos impactos, trações e aos desgastes ocasionados por raspagem.

São usados na produção de produtos diversos, desde brinquedos até peças automobilísticas.

2) PET

O PET é um dos polímeros da classe dos termoplásticos, possuindo a capacidade de ser moldado quando submetido a altas temperaturas.

O uso desse plástico granulado reciclado possui diversas vantagens, já que ele apresenta elevada resistência ao impacto. Seus principais usos são nos potes e vasilhas para alimentos, para produtos farmacêuticos e de limpeza.

3) PVC

O policloreto de polivinila, conhecido popularmente como PVC, possui características que condizem com sua grande utilização em diversos contextos: resistência, durabilidade e estética.

Seus usos mais comuns são para a fabricação de tubos e conexões para a construção civil.

4) PEAD

O Polietileno de Alta Densidade (PEAD) é um outro exemplo de plástico granulado reciclado que possui uma grande usabilidade. Isso porque ele suporta maiores temperaturas quando comparado a outros polietilenos.

O PEAD é comumente utilizado para fabricar embalagens para alimentos, sacos de lixo, entre outros.

5) Outros tipos de plástico granulado reciclado

Além dos tipos de plástico granulado reciclado, existem outros tipos que possuem uma grande procura no mercado aparista. Alguns outros exemplos são:

  • Polietileno (PE);
  • Poliestireno (PS);
  • Poliuretano (PU);
  • Acetato-vinil de etileno (EVA);
  • Polipropileno (PP).

Quer saber mais sobre plástico granulado reciclado?

Entre em contato com a Aparas Macedo para a compra e venda desses materiais em São Paulo e Grande SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *