Você conhece a diferença entre PEAD e PEBD? Esses dois termoplásticos são resinas muito resistentes e que possuem alta aplicabilidade.
São produzidas a partir da polimerização do etileno, uma substância que faz com que esses plásticos possuam propriedades específicas.
O polietileno, ou PE, é um material cristalino e flexível muito utilizado na fabricação de embalagens de alimentos. Isso se deve porque esse tipo de termoplástico tem a capacidade de conservar adequadamente e prolongar o prazo de validade de maneira econômica e eficiente.
O polietileno possui subtipos, sendo os principais o Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e o Polietileno de Baixa Densidade (PEBD).
Confira a seguir mais alguns detalhes sobre essas resinas e saiba a diferença entre elas.
Polietileno de Alta Densidade (PEAD)
O PEAD é um termoplástico derivado do polietileno que é mais resistente e mais opaco, caracterizando essa diferença entre PEAD e PEBD.
Essa resina plástica possui boa resistência térmica, suportando elevadas temperaturas sem perder sua forma ou modificar suas propriedades.
Além disso, o Polietileno de Alta Densidade possui alta resistência ao impacto e ao estresse mecânico. Também possui boa resistência química e uma maior resistência contra riscos quando comparado ao PEBD.
Geralmente, esse material é utilizado nos seguintes cenários:
- fabricação de filmes, sacolas e utilidades domésticas;
- brinquedos infantis;
- embalagens para produtos químicos, como os produtos de limpeza;
- tampas, cabos e potes diversos;
- tubos, bobinas e reservatórios de veículos automotores, entre outros.
Uma grande diferença entre PEAD e PEBD é o preço! Apesar de o preço por quilo ser parecido entre eles, o polietileno de alta densidade usado na fabricação de sacolas é cerca de 3 vezes mais leve que o polietileno de baixa densidade.
Dessa forma, é necessário o triplo de quantidade de PEBD para suportar o mesmo peso do PEAD.
Polietileno de Baixa Densidade (PEBD)
O PEBD, por sua vez, é uma resina plástica que possui como características principais a alta flexibilidade e boa resistência ao impacto. Além disso, é fácil de ser processado e possui boa estabilidade elétrica.
É pouco solúvel em solventes, como cetonas, ésteres e álcoois. No entanto, possui baixa permeabilidade à água quando comparado a outros polímeros, sendo uma diferença entre PEAD e PEBD.
Suas principais aplicações são:
- frascos variados para líquidos.
- Utilidades domésticas, como vasilhas e recipientes diversos;
- filmes para produtos de higiene;
- utilizado na plastificação;
- produção de sacolas e embalagens, no geral.
Diferença entre PEAD e PEBD
Como visto acima, as propriedades desses dois tipos de polietileno são muito parecidas, o que torna a diferença entre PEAD e PEBD pequena. O grande diferencial entre esses polímeros é de fato o custo.
Em consequência, o polietileno de alta densidade costuma ser mais atrativo às indústrias. Isso por demandar uma menor quantidade de material para produção de embalagens diversas, como sacolas.
Mas é claro que, dependendo do cenário de aplicação da resina plástica, um ou outro polímero pode ser mais indicado. Por isso, é importante conhecer alguns detalhes e entender quais as propriedades que cada um deles possui.
Vale lembrar ainda que esses termoplásticos são recicláveis e podem ser vendidos e comprados em empresas aparistas, como a Aparas Macedo.
Localizada em Osasco, a nossa empresa oferece a excelência no atendimento e preço competitivo na compra e venda de resíduos recicláveis.
Para saber mais sobre a diferença entre PEAD e PEBD e como comprar esses plásticos, contate-nos e tire suas dúvidas!
Um comentário