Papel alumínio é reciclável? Saiba como separar ou descartar esse resíduo

Você sabia que o papel alumínio é reciclável? Essa é uma daquelas informações que poucas pessoas sabem, porém é bastante útil e essencial, principalmente para o meio ambiente.

Apesar de ser chamado de receber esse nome, é importante destacar que o papel alumínio é um metal em formato de folha totalmente reciclável. Portanto, ele possui todas as características principais de resistência térmica e química, bem como versatilidade de usos que muitos metais.

Desde o seu surgimento, o papel alumínio tem se tornado bastante popular, sendo empregado nos mais diversos contextos. No cotidiano dos brasileiros, pode-se perceber o uso desse material reciclável na preparação e armazenamentos de alimentos, nos salões de beleza e até na limpeza de grelhas, em alguns casos.

Por sua grande aplicabilidade e pelo seu elevado uso tanto na indústria quanto na rotina doméstica, a reciclagem desse material é essencial. Isso porque, esse processo reduz a exploração de recursos naturais para a produção de novo metal e economiza mais de 50% da energia necessária.

Então, se você tinha a dúvida se o papel alumínio é reciclável, fique sabendo que a resposta é sim. E ainda mais, que a reciclagem desses resíduos é de suma importância tanto para o meio ambiente, quanto como forma de gerar renda extra para as pessoas que coletam e participam desse processo de alguma forma.

Como separar e descartar o papel alumínio?

Agora que você já entendeu que o papel alumínio é reciclável, chegou o momento de falar sobre a forma correta de fazer a separação e descarte desse material.

Assim como já dito, um dos principais usos desse metal é na preparação e armazenamento de alimentos. Por isso, em muitos casos, pode acontecer de a folha sujar ou conter resíduos, o que pode prejudicar ou impedir o processo de reciclagem do material;

Dessa forma, antes descartar o papel alumínio, que é reciclável, é importante fazer a higienização da folha de metal. Não há necessidade de nenhum tipo de processo mais complexo, apenas uso de sabão e água já é suficiente. Porém, é essencial que ele esteja bem limpo antes do descarte.

Os papéis utilizados em salões de beleza, por conterem produtos químicos, como tinturas, muitas vezes não podem ser reciclados. Quando se trata dessa espécie de resíduo, é importante que a folha de metal esteja bem limpa e livre de qualquer tipo de produto que possa contaminá-lo.

Depois que é feita a higienização, chegou o momento do descarte desse material reciclável. No caso do papel alumínio, o descarte pode ser feito de várias formas:

Onde comprar e vender aparas recicladas?

Se você procura uma empresa que realiza a compra e venda de resíduos recicláveis na grande SP, a Aparas Macedo é a solução! Com atendimento personalizado, preço acessível e responsabilidade nas etapas de separação e montagem das aparas, a nossa empresa garante sempre a qualidade que você deseja encontrar.

Sendo uma das empresas de referência e líderes no mercado aparista da região de São Paulo, a Aparas Macedo realiza a coleta, separação e prensagem dos resíduos para ser feita a compra e venda.

Desde papel alumínio e papelão, até diversos tipos de plásticos recicláveis, nossa empresa está preparada para atender suas demandas por uma variedade enorme de material reciclável. Não perca tempo, faça já sua cotação conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *