O que é e por que fazer o gerenciamento de aparas da sua empresa?

O gerenciamento de aparas pode ser um termo desconhecido por algumas pessoas. Por isso, entender melhor o que é esse serviço e os impactos positivos que ele pode trazer, tanto para sua empresa, quanto para o meio ambiente, tem se tornado cada vez mais essencial.

Explicando simplificadamente, o gerenciamento de aparas nada mais é do que um serviço ou conjunto de procedimentos que visam reduzir a produção de resíduos a partir da otimização e do reaproveitamento deles, associado também ao descarte adequado.

A gestão de resíduos compreende uma série de processos que abrangem desde a utilização dos materiais, o reaproveitamento de recursos, a separação de materiais e, principalmente, a destinação correta para essas matérias.

Apesar de não ser o único objetivo do gerenciamento de aparas, a reciclagem e reaproveitamento dos resíduos é um dos pontos mais importantes de todo esse processo. Isso porque evita que toneladas de materiais sejam descartados indevidamente, reduzindo parte dos impactos ambientais.

Quais empresas devem fazer o gerenciamento de aparas?

O primeiro passo para verificar a necessidade de implementar o gerenciamento de aparas em sua empresa é avaliar a quantidade de resíduos que são produzidos diariamente. Todas as empresas que os geram em larga escala têm obrigação de montar um Plano de Gerenciamento de Resíduos.

Essa regra não se aplica apenas a empresas em geral, mas também à indústria e até mesmo aos condomínios grandes. Ou seja, qualquer instituição que produza lixo em grande escala deve se preocupar e realizar o gerenciamento de aparas, sendo essencial contratar uma empresa qualificada, como a Aparas Macedo.

Vantagens do gerenciamento de aparas

Os processos envolvidos na gestão de resíduos trazem várias vantagens para a empresa que a realiza e também para o meio ambiente. Os principais benefícios dessa prática são:

1. Separação adequada dos materiais

A partir do gerenciamento de aparas, fica mais fácil de fazer a separação dos materiais, permitindo identificar aqueles que podem ser reciclados e aqueles que devem ser descartados. Assim, evita gastos desnecessários com a compra de matéria nova e permite uma melhor organização do processo produtivo.

2. Venda dos materiais recicláveis

Não é novidade que os materiais recicláveis podem servir como fonte de renda extra, tanto para as pessoas no geral quanto para empresas e indústrias. Por isso, a gestão pode possibilitar a venda daqueles resíduos recicláveis que não são mais de interesse, possibilitando a destinação adequada e a reutilização dos materiais.

3. Planejamento logístico para sua empresa

A logística é um ponto que não pode faltar em nenhuma empresa ou indústria. Então porque não aplicar os conceitos logísticos na gestão de resíduo? Isso possibilita otimização do uso dos materiais, melhoria no armazenamento, na coleta, no transporte e no descarte correto dos materiais.

Aparas Macedo – especialista na gestão de resíduo

Encontrar uma empresa que realiza o gerenciamento de aparas é um ponto crucial para realizar esse serviço. Atuando na grande SP, a Aparas Macedo é referência no mercado aparista da região, atuando na compra e venda de materiais recicláveis e realizando gestão de resíduos com responsabilidade ambiental e compromisso.

Com mais de 25 anos de experiência na coleta, separação, comercialização e descarte consciente de diversos tipos de materiais, a Aparas Macedo oferece a qualidade que você procura na gestão de materiais da sua empresa.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre as vantagens de contratar uma empresa para realizar o gerenciamento de aparas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *