Reciclável de papel: saiba a forma correta de reaproveitá-lo!

  1. Reciclável de Papel

O reaproveitamento de recursos naturais é um ponto-chave que tem sido trabalhado ao longo das últimas décadas. Seu objetivo é reduzir os impactos da atividade humana sobre o meio-ambiente.

Nesse sentido, reutilizar materiais que podem ser reciclados, como o reciclável de papel, é fundamental nesse processo.

Existem vários tipos de papéis produzidos e disponíveis no mercado atualmente. Alguns inclusive já são resultados de processos de reciclagem, oferecendo benefícios econômicos e de sustentabilidade.

Em média, estima-se que no Brasil sejam produzidas mais de 10 milhões de toneladas desse material por ano. Dessa forma, por causa do grande uso de papéis pela população geral, encontrar alternativas para reaproveitar os resíduos e empregá-los em outras funções é de suma importância.

3 dicas fundamentais para reaproveitar reciclável de papel

Tendo em vista a grande usabilidade que os papéis apresentam, tanto para uso doméstico, quanto em uso comercial, empresarial e industrial, conhecer mais sobre as formas de reaproveitamento de reciclável de papel é um ponto de partida essencial para reduzir a exploração ambiental de forma desenfreada.

Confira a seguir 3 dicas principais que podem te auxiliar na reciclagem dos resíduos desses materiais. Saiba também como reaproveitá-los.

1. Faça a separação do material

A separação é um dos passos mais importantes de todo o processo de reciclagem. Além dela, existem também outras etapas, como identificação e descontaminação. Na primeira fase, é necessário identificar e separar os resíduos que têm potencial para serem reciclados.

Isso é fundamental porque, ao contrário do que algumas pessoas acreditam, nem todos os papéis podem passar pelo processo de reciclagem. Alguns exemplos proibitivos são: papel higiênico usado, papéis engordurados ou sujos com comida, fotografias, adesivos, entre outros.

Dessa forma, a primeira e mais importante dica para reaproveitar reciclável de papel é dividir os resíduos entre aqueles que podem e não podem ser reciclados.

2. Use e abuse do artesanato

Não é novidade que o artesanato tem um impacto muito importante na reutilização de reciclável de papel. Afinal, a partir dessa atividade, é possível empregar os materiais de uma forma inovadora e até mesmo artística. Isso, inclusive, possibilita uma fonte de renda extra para quem se interessa por esse ramo.

Uma das formas principais de reaproveitamento desses resíduos pela população geral é justamente através do artesanato. Isso, pois, ele pode ser feito por crianças, adultos e idosos, de forma simples e criativa.

Por isso, caso queira dar um novo destino para o reciclável de papel, use e abuse da reciclagem e deixe a imaginação fluir.

3. Venda as aparas de reciclável de papel

Por fim, mas não menos importante, outra prática essencial para o reaproveitamento de reciclável de papel é fazer a venda para empresas aparistas que atuam no ramo de aparas recicláveis.

Isso é importante principalmente para aqueles que possuem grandes volumes de resíduos que podem ser reciclados. Esse é o caso de grandes condomínios, comércios e empresas.

Assim, contatar uma empresa aparista pode ser fundamental para destinar de forma adequada os materiais. Dessa forma, contribuir para a manutenção do meio ambiente e também garantir uma renda extra a partir da venda de reciclável de papel.

Atendendo a toda a região da Grande SP, a Aparas Macedo é uma empresa aparista especializada na compra e venda de aparas recicláveis.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre a compra e venda de reciclável de papel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.