Papel escrito é reciclável? Tudo que você precisa saber agora!

  1. Papel escrito é reciclável

Não é novidade que existem vários tipos de materiais utilizados no dia-a-dia da população que podem ser empregados como insumo para a reciclagem. Dentre eles, podemos citar o papelão, o plástico, os papéis, entre outros. Mas será que o papel escrito é reciclável?

Essa é uma dúvida bastante comum e que costuma intrigar várias pessoas que se interessam por essa área de atuação. Por isso, é essencial elucidar essa questão para que seja possível compreender se esse material pode ou não pode ser reciclado.

Confira a seguir algumas informações sobre a reciclagem de papel e saiba se aquele que papel escrito é reciclável.

Tipos de papéis que podem ser reciclados

Os papéis e plásticos são dois dos materiais mais utilizados pela população brasileira e no mundo. Isso vale tanto para a área industrial e comercial, quanto nas residências das pessoas. Por causa disso, a reciclagem desses materiais tem uma grande importância econômica e ambiental.

Econômica, pois a reutilização desses resíduos reduz consideravelmente os custos com a produção industrial. E ambiental, pois a reciclagem diminui a exploração de recursos naturais e, portanto, contribui para a preservação ambiental.

No entanto, apesar do que muitas pessoas possam acreditar, nem todos os papéis podem ser reciclados. Apesar disso, sim, o papel escrito é reciclável. Isso porque o fato de ser escrito não atrapalha nem impede o processo de transformação dos resíduos que caracterizam a reciclagem.

Os principais tipos de papéis que podem ser reciclados são:

  • Jornais e revistas;
  • Cartolinas;
  • Papéis utilizados em escritórios;
  • Folhas de cadernos;
  • Papel escrito no geral;
  • Envelopes, fotocópias e impressões, entre outros.

Em contrapartida, alguns outros tipos não podem ser reciclados, como:

  • Papéis contaminados com resíduos diversos;
  • Engordurados ou sujos com alimentos;
  • Papéis higiênicos utilizados;
  • Aqueles que são plastificados;
  • Celofane;
  • Carbono, etc.

Após entender qual tipo de resíduo é ou não reciclável, é essencial entender como fazer o descarte correto desses materiais.

Onde descartar papel escrito e reciclável?

Os materiais recicláveis podem e devem ser descartados de forma adequada para garantir que eles possam ser reaproveitados da melhor forma possível. Agora que você já sabe que o papel escrito é reciclável, saber onde descartá-lo é fundamental.

O primeiro passo é fazer a separação dos resíduos entre aqueles que podem e os que não podem ser reciclados. Após isso, é possível enviar os materiais recicláveis para locais especializados por meio da coleta seletiva, ou então fazer a venda do resíduo em empresas aparistas.

As empresas aparistas, como a Aparas Macedo, são especializadas em separar, classificar e destinar os materiais recicláveis de forma adequada, sendo importantes fornecedores de insumos para as indústrias recicladoras.

Compra e venda de papel escrito e reciclável

Se você necessita de realizar a compra e venda de papel escrito reciclável, a Aparas Macedo é a solução ideal! Com mais de 30 anos atuando no mercado de toda a Grande SP, oferecemos atendimento personalizado e garantia de qualidade das aparas vendidas.

Caso você possua grandes quantidades de resíduos recicláveis, é possível também entrar em contato conosco para saber mais detalhes. Compramos o papel escrito e reciclável além de vários outros tipos de resíduos.

Acesse nosso site ou entre em contato através do telefone (11) 4247-2732.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *