Sucata plástica: conheça as 10 melhores opções disponíveis

  1. compra e venda de sucata plástica

A compra e venda de sucata plástica é uma atividade muito importante. Ela garante que seja possível realizar a reciclagem a um nível mais avançado.

Isso porque, a comercialização em larga escala permite que essas sucatas sejam coletadas e enviadas para os locais adequados.

Devido à grande relevância dessa prática, conhecer mais sobre os principais tipos de sucata plástica é fundamental.

Principais tipos de sucata plástica

Apesar de ser um material muito popular e conhecido, existem uma infinidade de tipos de plástico disponíveis no mercado. Sendo que cada um possui uma característica específica e uma categoria de uso mais indicado.

Dessa forma, confira a seguir algumas informações sobre as principais categorias de sucata plástica disponíveis.

1. PET

O PET ou polietileno tereftalato é provavelmente um dos plásticos mais utilizados pela população geral. Esse material é das classes dos termoplásticos e, portanto, tem a capacidade de ser moldado desde que submetido a altas temperaturas.

Esse plástico tem um excelente custo-benefício, além de possuir como características principais:

  • Alta durabilidade e resistência;
  • Facilmente moldável;
  • Possibilidade de ser tingido ou receber impressões com cerca praticidade;
  • Atóxico, entre outras.

Tendo em vista essas e outras propriedades desse material, podemos entender a grande usabilidade que esse termoplástico possui.

2. PE

O Polietileno, também chamado de PE, é um dos tipos de sucata plástica mais utilizados pelas indústrias. Ele é muito aplicado na produção de embalagens, materiais para construção civil, entre outros.

Incluído na classe dos termoplásticos, assim como o PET, o polietileno tem como principal propriedade a fácil modelagem, possibilitando o seu emprego em cenários variados.

3. PS

O poliestireno ou simplesmente PS é uma resina transparente que é comumente empregada na produção de copos plásticos e outros materiais descartáveis. O seu uso mais popular é no Isopor, que na verdade trata-se do poliestireno expandido.

Essa sucata plástica tem como principais propriedades:

  • Alta resistência ao impacto;
  • Baixo custo de produção;
  • Resistência térmica elevada;
  • Atóxico e inodoro, etc.

4. PU

O PU, cujo nome correto é poliuretano, é um tipo de sucata plástica que se assemelha, de formas gerais, à borracha. Dessa forma, uma das suas propriedades mais importantes é o fato de que ele pode receber o impacto sem retransmiti-lo.

Ou seja, ele tem a capacidade de absorver as forças. Esse é um dos motivos que possibilita o seu emprego na produção de amortecedores de veículos, por exemplo.

5. PVC

O policloreto de vinila, conhecido popularmente como PVC, é considerado um dos polímeros mais versáteis e com usabilidade bastante ampla. Isso se deve principalmente à sua forma de produção, já que são adicionadas diversas substâncias que lhe atribuem diversos aspectos.

As características mais relevantes dessa sucata plástica são: isolamento térmico, boa resistência química e física, além de ser atóxico.

6. EVA

Já o acetato de vinila, cuja sigla é EVA, é um polímero emborrachado muito utilizado para produzir brinquedos, solas de sapato, adesivos entre outros produtos.

Esse material tem como características a resistência ao calor, grande durabilidade, resistência física, principalmente à pressão, e é também a prova d’água.

7. PP

O PP, por sua vez, é uma sucata plástica conhecida como polipropileno. Ele é geralmente aplicado em embalagens plásticas, eletrodomésticos, copos descartáveis, cadeiras plásticas, sacos para grãos e fertilizantes, entre outros.

Suas propriedades mais notáveis são o baixo custo, boa resistência química, atóxico, facilidade de moldagem, além de poder ser facilmente tingido de várias cores.

8. PEBD

O Polietileno de baixa densidade é um polímero que também é de fácil moldagem, com boa resistência térmica e química, além de ser flexível. Isso facilita o seu uso em produtos que precisam de dobras sem a necessidade de utilizar outro material para isso.

Muito empregado na produção de embalagens para alimentos, essa sucata plástica é muito conhecida pela população geral.

9. PEBDL

Já o Polietileno de Baixa Densidade Linear ou PEBDL tem como principal diferença a possibilidade de ser produzida uma película de plástico fina com alta resistência, além do fato de ser reciclável.

Uma das características mais importantes dessa sucata plástica é o fato de ela ser resistente a rasgo e possuir alta flexibilidade.

10. PEAD

Por último, mas não menos importante, o PEAD ou Polietileno de Alta Densidade. Esse material possui uma alta dureza e rigidez, principalmente quando comparado ao PEBD.

É empregado na produção de tubos de água, embalagens de produtos de limpeza, entre outros. Além do mais, essa sucata plástica possui alta resistência ao impacto, ampliando sua usabilidade.

Fale com a Aparas Macedo sobre sucatas plásticas

Para saber mais sobre essas e outras sucatas plásticas, entre em contato com a Aparas Macedo.

Localizada na Grande SP, somos especialistas na compra e venda de sucata plástica. Contate um de nossos consultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.