O que significa PELBD e as suas aparas podem ser recicladas?

Você já ouviu falar e sabe o que significa PELBD? Não é novidade que os plásticos estão presentes no nosso dia-a-dia em praticamente todos os produtos que compramos. Apesar disso, existem diferenças entre os diversos tipos de plástico produzidos no Brasil e no mundo inteiro.

Por isso, compreender mais sobre cada um deles e entender em quais situações eles são mais indicados e/ou utilizados pode ser de grande importância, principalmente para as indústrias e empresas que tem interesse em comprar resíduos reciclados.

Apesar das diversas diferenças existentes entre cada classe desse material, uma característica é comum a praticamente todos aqueles que são mais utilizados atualmente: o fato de serem recicláveis.

A reciclagem, além de reduzir custos com a produção de novos plásticos, é de suma importância para evitar os impactos ambientais que esse material pode gerar, tanto em sua produção quanto no seu descarte incorreto.

Confira a seguir o que significa PELBD e quais suas principais características e aplicabilidades.

O que significa PELBD?

A sigla PELBD significa Polietileno Linear de Baixa Densidade nada mais é do que um tipo de resina plástica produzida a partir da polimerização do etileno.

Assim, como as outras classes de polietilenos, como PEBD e PEAD, o PELBD é também um termoplástico, apresentando, portanto, todas as características principais dessa classe de resinas.

As principais características desse tipo de termoplástico são:

  • Resistência térmica e química;
  • Resistência contra impactos, forças de tração e perfurações;
  • Tem alta flexibilidade e elasticidade;
  • Possibilidade de produzir fios e películas finas, porém com alta resistência;
  • Transparência e impermeabilidade, etc.

Por esses e outros motivos, o uso desse termoplástico tem se tornado cada vez mais comum, substituindo, em muitos casos, os outros polietilenos disponíveis no mercado, em especial o polietileno de baixa densidade (PEBD).

Aplicabilidades do Polietileno Linear de Baixa Densidade

Depois de entender o que significa PELBD, é necessário saber quais são os seus usos mais comuns.

Graças às propriedades gerais mencionadas acima, o PELBD pode ser aplicado e utilizado em diversos contextos diferentes. Por isso, alguns exemplos de produtos que comumente são feitos a partir desse termoplástico são:

  • Tubos flexíveis;
  • Revestimentos para cabos;
  • Recipientes em geral, como baldes e tampas;
  • Fabricação de sacos plásticos;
  • Brinquedos e outras mercadorias diversas.

PELBD pode ser reciclado?

Por se tratar de um tipo de termoplástico, esse material apresenta as características necessárias para ser reciclado várias vezes sem perder suas propriedades e usabilidade.

Dessa forma, um ponto bastante interessante para as indústrias produtoras de PELBD é a aquisição de resíduos advindos de empresas aparistas que realizam a coleta, separação e comercialização de plásticos e outros materiais recicláveis.

Sendo uma atividade importante para contribuir com a redução do volume de lixo descartado, a reciclagem desses resíduos apresenta vantagens econômicas, já que reduz parte dos custos para produção de termoplásticos.

Deseja adquirir aparas de polietileno linear de baixa densidade e de outros tipos de resíduos, como plástico, metal e papel? Entre em contato com a Aparas Macedo.

Atendendo toda a região da grande SP, a Aparas Macedo é uma empresa especializada na compra e venda de diversos tipos de materiais que podem ser reciclados.

Já sabe o que significa PELBD? Venha adquirir o resíduo desse termoplástico com a aparista que entende do assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *