O que são plásticos biodegradáveis e onde são encontrados?

  1. plásticos biodegradáveis

Se a sua dúvida é o que são plásticos biodegradáveis, neste artigo podemos esclarecer. Eles são obtidos através de fontes renováveis, e podem ser de origem natural (mandioca, beterraba, milho) ou sintética.

O processo ocorre através de transformações químicas onde o material, em condições adequadas, gera dióxido de carbono, água e biomassa. Assim, o plástico biodegradável tem um decomposição adequada e preserva a natureza.

A forma mais inteligente com certeza é fazer uso dos plásticos biodegradáveis. Por serem ecológicos, a grande vantagem é que são menos poluentes e não causam danos ao meio ambiente.

Outra curiosidade é que os plásticos biodegradáveis ajudam na regeneração de solos pobres. Quando provém de matéria-prima orgânica, ele reduz o risco à saúde e não polui os oceanos. Isso gera um alívio na consciência das empresas e um bem-estar ao planeta.

O fato do plástico biodegradável se degradar no meio ambiente é uma grande vantagem em relação ao plástico tradicional, que quando descartado, não some na natureza. Esse material permanece no mesmo estado centenas de anos, sendo praticamente indestrutível.

Custo alto dos plásticos biodegradáveis é ainda é barreira para adoção do produto

Por outro lado, o custo elevado para a produção de um plástico biodegradável ainda é um problema. O motivo é que a tecnologia utilizada está em desenvolvimento e conta com uma produção em pequena escala.

Apesar dos esforços, o valor de um polímero biodegradável chega a ser o dobro de um polímero não renovável. Além disso, o setor de alimento compete com a fonte de celulose e amido, que também é a mesma usada na produção de plásticos biodegradáveis.

Sendo assim, os custos dos plásticos biodegradáveis ainda são mais caros que os plásticos convencionais.

Além de tudo, o custo de operação e de energia dentro de uma usina de compostagem para gerar a biodegradabilidade é alto.

Por fim, os materiais biodegradáveis não apresentam as mesmas propriedades mecânicas e funcionais que plásticos convencionais. O que inviabiliza seu uso em muitas situações.

Por esses motivos, sabendo que os plásticos tradicionais ainda serão utilizados por muito tempo, é preciso ter a reciclagem como regra.

Conte com uma empresa de qualidade para a compra de plásticos recicláveis na Grande São Paulo

A Aparas Macedo é uma empresa aparista que atua no segmento há mais de 25 anos. Ela garante excelência em bons negócios na compra e venda dos materiais recicláveis.

Atuamos na compra e venda de diversos materiais, como papeis recicláveis, papelão, alumínio, vidro, madeira, resíduos sólidos e plásticos na Grande São Paulo.

Para qualquer segmento industrial ou comercial que busca fazer a venda ou compra de plásticos, a Aparas Macedo é a empresa certa! Temos ótimos orçamentos e prazo de entrega recorde.

Localizada em Osasco e Barueri, a Aparas Macedo tem excelência na qualidade da condução do material ao seu destino final e reciclagem.

A Aparas Macedo usa de alta tecnologia, fazendo a pesagem, triagem e separação dos materiais com alta qualidade.

Conte com uma empresa de qualidade! Fale com a gente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *