Você já ouviu falar e sabe o que significa PELBD? Não é novidade que os plásticos estão presentes no nosso dia-a-dia em praticamente todos os produtos que compramos. Apesar disso, existem diferenças entre os diversos tipos de plástico produzidos no Brasil e no mundo inteiro.
Por isso, compreender mais sobre cada um deles e entender em quais situações eles são mais indicados e/ou utilizados pode ser de grande importância, principalmente para as indústrias e empresas que tem interesse em comprar resíduos reciclados.
Apesar das diversas diferenças existentes entre cada classe desse material, uma característica é comum a praticamente todos aqueles que são mais utilizados atualmente: o fato de serem recicláveis.
A reciclagem, além de reduzir custos com a produção de novos plásticos, é de suma importância para evitar os impactos ambientais que esse material pode gerar, tanto em sua produção quanto no seu descarte incorreto.
Confira a seguir o que significa PELBD e quais suas principais características e aplicabilidades.
O que significa PELBD?
A sigla PELBD significa Polietileno Linear de Baixa Densidade nada mais é do que um tipo de resina plástica produzida a partir da polimerização do etileno.
Assim, como as outras classes de polietilenos, como PEBD e PEAD, o PELBD é também um termoplástico, apresentando, portanto, todas as características principais dessa classe de resinas.
As principais características desse tipo de termoplástico são:
- Resistência térmica e química;
- Resistência contra impactos, forças de tração e perfurações;
- Tem alta flexibilidade e elasticidade;
- Possibilidade de produzir fios e películas finas, porém com alta resistência;
- Transparência e impermeabilidade, etc.
Por esses e outros motivos, o uso desse termoplástico tem se tornado cada vez mais comum, substituindo, em muitos casos, os outros polietilenos disponíveis no mercado, em especial o polietileno de baixa densidade (PEBD).
Aplicabilidades do Polietileno Linear de Baixa Densidade
Depois de entender o que significa PELBD, é necessário saber quais são os seus usos mais comuns.
Graças às propriedades gerais mencionadas acima, o PELBD pode ser aplicado e utilizado em diversos contextos diferentes. Por isso, alguns exemplos de produtos que comumente são feitos a partir desse termoplástico são:
- Tubos flexíveis;
- Revestimentos para cabos;
- Recipientes em geral, como baldes e tampas;
- Fabricação de sacos plásticos;
- Brinquedos e outras mercadorias diversas.
PELBD pode ser reciclado?
Por se tratar de um tipo de termoplástico, esse material apresenta as características necessárias para ser reciclado várias vezes sem perder suas propriedades e usabilidade.
Dessa forma, um ponto bastante interessante para as indústrias produtoras de PELBD é a aquisição de resíduos advindos de empresas aparistas que realizam a coleta, separação e comercialização de plásticos e outros materiais recicláveis.
Sendo uma atividade importante para contribuir com a redução do volume de lixo descartado, a reciclagem desses resíduos apresenta vantagens econômicas, já que reduz parte dos custos para produção de termoplásticos.
Deseja adquirir aparas de polietileno linear de baixa densidade e de outros tipos de resíduos, como plástico, metal e papel? Entre em contato com a Aparas Macedo.
Atendendo toda a região da grande SP, a Aparas Macedo é uma empresa especializada na compra e venda de diversos tipos de materiais que podem ser reciclados.
Já sabe o que significa PELBD? Venha adquirir o resíduo desse termoplástico com a aparista que entende do assunto.